Olá, queridos leitores!
Hoje eu quero falar de amor. Mas não há uma forma de falar de amor sem antes falar de respeito. Algum dia você já ouviu alguém dizer que amor e respeito andam juntos? Se já ouviu, sinto informar mas te enganaram... O respeito anda (ou pelo menos deveria) à frente do amor.
Estou assim nesse clima romântico porque estou às vésperas de completar 3 anos de relacionamento com um homem maravilhoso (sim, este merece adulação). E nestes anos pude notar algumas características que são fundamentais para o sucesso dessa relação. E são elas que quero compartilhar.
É bom e essencial quando a gente tem aquela atração apaixonante que faz a gente contar até os minutos para estar com aquela pessoa. Mas só isso não basta. A vida (especialmente a minha) é cheia de desafios e às vezes a gente cai de cara no chão. E nessas horas você precisa de apoio, de consolo, de colo, de carinho, de amizade e parceria e não de sexo. E são raras as pessoas nesse mundo dispostas a compartilhar - sobretudo com os parceiros - a dor e a alegria de viver colocando seus próprios desejos em segundo plano por um breve momento.
O amor verdadeiro também é composto por caridade. E a caridade não se limita a doações de dinheiro ou bens. A caridade de sentimento é a mais nobre atitude que alguém pode ter para com o outro. É o entender de uma crise e ter paciência diante da impaciência e do medo que o outro está vivendo ao invés de gritar e cobrar atenção exclusiva. É chegar junto a um estado de exaustão e sorrir substituindo qualquer palavra.
O respeito não é só do espaço, da privacidade, dos sentimentos. O respeito é também pela pessoa que o outro é e que ainda tenta delicadamente moldar para que a vida seja mais leve. Quando você respeita o seu parceiro primeiramente pelo ser humano que ele é antes de qualificá-lo como alguém que possui um vínculo com você, a admiração mútua cresce cada dia mais. E você vibra com as vitórias ao invés de ter inveja ou achar que você deveria ser e ter mais do que ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário